Aparelhos
auditivos em bh

O que é um aparelho auditivo?

Aparelhos auditivos são dispositivos eletrônicos que amplificam as vozes e os sons ambientais permitindo que pessoas com perdas auditivas possam interagir através da comunicação oral. Atualmente, os aparelhos auditivos são muito confortáveis e seu processo de amplificação inclui filtros para reduzir ruídos ambientais, mantendo os sons mais limpos, priorizando os sons de fala. Isto ajuda o cérebro a interpretar melhor os sons, aumentando as chances de maior compreensão.

PERGUNTAS FREQUENTES
sobre aparelhos auditivos

Quanto custa em média um aparelho auditivo?

Os valores dos aparelhos auditivos dependem dos recursos necessários para que cada pessoa sinta o som mais limpo, claro e confortável possível. Algumas pessoas se adaptam aos aparelhos mais simples e, desta forma, os custos ficam menores. Outras sentem incômodos intensos com ruídos ambientais ou sentem necessidades específicas em ambientes mais desafiadores, precisando, normalmente, de aparelhos mais tecnológicos e, consequentemente, mais caros. Em geral, aparelhos variam entre R$ 2.500,00 e R$ 15.000,00. Na AudioSave esses valores incluem, além da aquisição dos aparelhos auditivos, a assistência fonoaudiológica vitalícia, exames realizados na própria clínica – incluindo o mapeamento de fala – ajustes, consultas e encaminhamentos necessários para que ocorra uma reabilitação auditiva eficiente, bem como sessões de treinamento auditivo de acordo com a necessidade do usuário. 

Houve um tempo em que os aparelhos internos, tinham o custo mais elevado, mas não existe uma padronização de preços por modelo! A compra dos aparelhos auditivos é uma decisão muito importante vai aumentar sua qualidade de vida, melhorando relacionamentos interpessoais e a forma de se relacionar com o mundo. Por isso lembre-se de que uma solução auditiva ideal vai muito além de preços de aparelhos auditivos!

Qual é a melhor marca de aparelho auditivo?

A melhor marca é aquela que o paciente se adapta por conta de ajustes bem feitos e uma indicação precisa realizados pelo fonoaudiólogo experiente. Se observarmos os processadores e a tecnologia envolvida nesta amplificação de maneira mais eficiente e clara, algumas marcas se destacam pelo seu desempenho, Isto é o resultado de muitos estudos em centros de desenvolvimento auditivo ao longo de mais de 70 anos. Além da marca ter referências em tecnologia para melhorar o desempenho, um fonoaudiólogo que faça o melhor ajuste possível é ainda mais importante.

Como comprar um aparelho auditivo?

O primeiro passo se dá pela prescrição médica, que indicará a necessidade do uso dos aparelhos auditivos com base nos seus exames audiológicos, principalmente a Audiometria Tonal e Vocal. A indicação dos modelos e a tecnologia a ser utilizada em cada caso, é feita pelo fonoaudiólogo especialista. Na Audiosave, quando você adquire seus aparelhos auditivos, você também está recebendo todo o pacote de serviços fonoaudiológicos necessários para o processo da reabilitação. Com base na sua audiometria, suas queixas, suas necessidades pessoais e profissionais, bem como seus hábitos, o fonoaudiólogo faz a seleção dos aparelhos mais indicados para você. Nunca avalie a compra de aparelhos auditivos como produtos eletrônicos, o trabalho do fonoaudiólogo deve ser valorizado, pois a partir do conhecimento dele, você terá ainda mais sucesso neste processo!

Quais são os tipos de aparelhos auditivos que existem?

Os aparelhos auditivos estão em constante evolução, por isso existem diversos tipos e modelos, mas todos ficam encaixados na região da orelha e essa escolha deve ser orientada pelo fonoaudiólogo. Os principais tipos de aparelhos são:

  • Retroauricular: eles ficam atrás da orelha e podem ser do modelo tradicional com molde, tubo fino com oliva/domo a na ponta, ou do modelo com receptor no canal;
  • Intra-canal: são aparelhos que ficam dentro da orelha e podem ser do tipo CIC (complet in the canal), ITC (in the canal) ou ITE (in the ear), se diferenciando pelo seu tamanho.

A escolha do modelo do aparelho é um momento muito importante, pois deverá levar em consideração a perda auditiva, bem como a anatomia do conduto e produção de cera. É importante avaliar as restrições anatômicas e de presença de líquidos ou cera em excesso porque isso pode impedir o uso de alguns aparelhos intra-canais, ou retroauriculares com receptor no canal. Seu fonoaudiólogo irá auxiliar a selecionar o modelo ideal que combine também com a sua personalidade e com as suas necessidades! Assim você pode escolher de acordo com seu desejo e alinhar às suas necessidades após o teste domiciliar.

Ficou com alguma dúvida acesse nossa página sobre modelos de aparelhos auditivos

Quais perguntas devo fazer antes de comprar um aparelho auditivo?

Lembre-se sempre de perguntar os serviços que estão incluídos na compra dos aparelhos auditivos, como por exemplo os exames realizados sem custos adicionais; verificação eletroacústica, ajustes após o término da garantia e sessões de treinamento auditivo. Pergunte também sobre a garantia de fábrica do produto e peça que isto esteja no rodapé da nota fiscal para garantir que seja cumprido caso você necessite de reparos. Verifique também as peças que tem ou não garantia para evitar surpresas desagradáveis em casos de manutenção.

Qual o melhor aparelho auditivo para perda severa / profunda?

Para avaliar se a reabilitação com uso dos aparelhos auditivos em perdas mais significativas está satisfatória, é importante fazer a verificação eletroacústica com sons de fala – mapeamento de fala. Estes casos precisam de aparelhos potentes e com boa tecnologia de gerenciamento de microfonia para evitar os indesejáveis “apitos”.
Na Audiosave as melhores opções para quem tem perda auditiva severa são os aparelhos Siya BTE PP e a geração OPN e OPN S com receptor superpower. Para quem tem perda profunda o aparelho ideal é o Xceed, o mais forte do mundo com o melhor gerenciamento de microfonia do mercado. Esses aparelhos possuem componentes que oferecem potência e desempenho superiores para melhorar a audibilidade dos sons principalmente em ambientes desafiadores.
Caso o desempenho não seja satisfatório, é importante passar por uma avaliação com um otorrino especializado em Implante Coclear e verificar se o há indicação para realizar o procedimento.

Tem como conseguir um aparelho auditivo pelo SUS?

Sim! O SUS fornece aparelhos auditivos sem custos e é importante seguir as etapas do seu município. É necessário fazer o cadastro do SUS, passar pela consulta com o clínico que fará o encaminhamento para o otorrino. O especialista faz a solicitação dos exames de audiometria tonal por via aérea e via óssea, vocal e impedanciometria, bem como testes complementares como emissões otoacústicas e PEATE. Após a realização dos exames solicitados, o paciente aguarda uma média de 2 anos até que o processo de entrega e adaptação finalize.

Experiência Domiciliar Audiosave

Realizamos consulta gratuita para avaliação do seu caso e apresentamos as melhores soluções auditivas para suas necessidades, adequando também ao seu orçamento financeiro. Para a seleção e adaptação eficiente de um Aparelho Auditivo é realizado um diagnóstico detalhado por um fonoaudiólogo especialista, avaliando o histórico da perda e a tecnologia mais eficiente para o caso. Após a seleção do modelo, é realizado o exame de mapeamento de fala, que possibilita ajustes precisos. O teste domiciliar será o momento de avaliar os recursos e tecnologia dos aparelhos selecionados.

Vantagens audiosave

Mapeamento de fala

É o registro por frequência da fala amplificada pelo aparelho auditivo captada diretamente na orelha do paciente, tem como objetivo garantir que seus aparelhos auditivos estejam sendo eficazes.

Audiometria Tonal Vocal e Comportamental

A audiometria é o exame avalia a capacidade de ouvir e interpretar sons. tendo como foco a detecção de perdas auditivas. Realizamos a audiometria de adultos e crianças.

Seleção e adaptação de aparelhos auditivos

Fazemos a seleção e adaptação do seu aparelho auditivo, por meio de uma avaliação realizada pela fonoaudióloga especialista em audiologia.

Assistência técnica

Possuímos uma equipe e um laboratório técnico especializado. Nossa assistência técnica realiza o conserto com rapidez e qualidade de todas as marcas e modelos.

Exames clínicos

Imitânciometria Audiometria Comportamental Processamento Auditivo

Tratamento para Zumbido

O Zumbido e a perda auditiva geralmente andam de mãos dadas, na Audiosave realizamos terapia de habituação ao zumbido através do uso dos aparelhos.

APARELHOS AUDITIVOS

Os Aparelhos Auditivos do portfólio da Audiosave são criados e produzidos pelas principais indústrias do mundo que investem em Tecnologia no desenvolvimento das melhores soluções auditivas para você.

Agende sua consulta