Audiometria

AUDIOMETRIA CLÍNICA

Audiometria clinica

A audiometria é um exame subjetivo que avalia a capacidade de ouvir e interpretar sons. São enviados sons de várias frequências através de fones ao paciente que fica sentado, dentro de uma cabina com isolamento acústico. Todas as vezes que o som é ouvido o paciente sinaliza e esses resultados formam um gráfico de intensidade x frequência. Também é avaliado o entendimento das palavras no silêncio quando o paciente repete palavras foneticamente equilibradas que são apresentadas numa intensidade confortável.

Se você sente qualquer tipo de dificuldade para ouvir ou entender bem as palavras esse é o exame fundamental que deve realizar! Ele serve também para complementar diagnósticos de traumas acústicos e infeções, além de fazer parte do check-up médico completo! Os profissionais habilitados para realizar este exame são o médico e o fonoaudiólogo.

AUDIOMETRIA INFANTIL COM REFORÇO VISUAL

A audiometria infantil com reforço visual é parecida com a audiometria clínica, mas nesse exame o estímulo sonoro é dado seguido de um estímulo visual, com objetivo de validar alguns tipos de respostas apresentadas pela criança como sorrir, piscar os olhos, olhar pra fonte sonora entre outros. É indicado para crianças entre 06 meses e 03 anos de idade. 

Na AudioSave também realizamos este exame nas crianças para avaliação auditiva. Nossa recomendação é que a audiometria seja realizada uma vez ao ano e nas crianças com perdas auditivas, sempre que os resultados do tratamento com o uso dos aparelhos auditivos não esteja satisfatório, antes deste período.

AUDIOMETRIA EM CAMPO LIVRE

É uma variação da audiometria já conhecida com a intenção de avaliar o uso de dispositivos auditivos comparando os resultados da audição com e sem os mesmos. São realizados testes de fala no silêncio ou no ruído, quando necessário para verificar a necessidade de ajustes nos aparelhos auditivos e/ou implantes cocleares.

O exame realizado com tom puro (apitos) por frequência, também pode ser realizado para acompanhamento, mas recomendamos que quando os aparelhos não sejam de pacientes da nossa clínica, a fonoaudióloga de acompanhamento do caso, crie uma programação específica sem redutores de ruído para que os resultados sejam mais fiéis, visto que os aparelhos atuais trabalham com redutores para maior conforto durante o uso.

PERGUNTAS FREQUENTES sobre AUDIOMETRIA

Pra que serve o Exame de Audiometria?

A audiometria serve para verificar a capacidade auditiva de detectar sons baixos por frequências especificas, atestando a audição normal ou acusando perdas auditivas de acordo com graus diferentes.

Pra quem é recomendado?

É um exame recomendado para crianças, adultos e idosos. A recomendação de realização periódica é para todos, sendo necessária uma vez ao ano.

Agende o seu atendimento: