Mapeamento de Fala

O QUE É mapeamento de fala?

O mapeamento de fala é o nome popular para Verificação Eletroacústica com sons de fala. É um exame indolor que tem como objetivo garantir que os aparelhos auditivos estejam sendo eficazes, amplificando todas as frequências de fala de maneira adequada independente do ambiente em que o paciente está.

Como o exame não é do paciente e sim do aparelho para verificar objetivamente a amplificação que eles estão realizando no ouvido do usuário, é importante saber que ele não vai avaliar a compreensão das palavras, pois isso é uma função do cérebro! Mas se conseguirmos garantir que os sons de fala estejam chegando corretamente, aumentamos as chances de conseguir uma melhor compreensão da fala! Este procedimento reduz os retornos para ajustes dos aparelhos e garante maior satisfação com o desempenho dos dispositivos.

BENEFÍCIOS DO MAPEAMENTO DE FALA

Mapeamento de Fala não é um exame da audição do paciente, mas sim uma avaliação objetiva em relação à amplificação dos aparelhos auditivos. Não temos como ter certeza de como o cérebro interpreta os sons que os aparelhos estão amplificando, mas tiramos um grande “peso das costas” quando conseguimos garantir que os aparelhos estejam bem ajustados. Se eles estão dentro do que esperamos nos ajustes para cada um individualmente, podemos ficar mais tranquilos na indicação das tecnologias ideais, pois através desta avaliação também conseguimos compreender como mais ou menos tecnologia pode ajudar o paciente a escolher as próteses ideais.

como funciona o mapeamento de fala?

Como o Mapeamento de Fala é realizado?

Em adultos, o mapeamento é realizado colocando um tubo fino dentro do ouvido, por baixo dos aparelhos auditivos e são emitidos sons de fala, através de uma caixa de som que fica posicionada na frente do paciente. Dessa forma podemos verificar como os sons de fala chegam com e sem o aparelho e fazer o ajuste personalizado.

É possível realizar este tipo de ajuste para crianças?

Sim, e é extremamente necessário! As crianças geralmente não conseguem ficar posicionadas corretamente durante o exame sem se mexer, então utilizamos outro tipo de mapeamento num simulador de ouvido. Através dele avaliamos a saída máxima dos aparelhos auditivos – para que eles nunca amplifiquem mais que o necessário, e realizamos os ajustes por frequências, de acordo com os resultados obtidos nos exames de acordo com a idade. Dessa forma podemos garantir um ajuste ideal, para que a criança possa usar o aparelho auditivo com segurança. Outras medidas com o microfone sonda na orelha trazem resultados mais precisos quando é possível realiza-los de acordo com a idade. Crianças mais velhas que compreendem as orientações dos ajustes, podem realizar o procedimento da mesma forma que os adultos.

AJUSTE DO APARELHO AUDITIVO

Que tipo de aparelho pode ser ajustado com mapeamento de fala?

Todos! Qualquer aparelho, seja ele de linha básica, avançada ou premium, pode ter seus recursos mais bem aproveitados através dos ajustes realizados com o mapeamento de fala.

Agende o seu atendimento: