[Audiosave] A importância do aparelho auditivo para idosos

A importância do aparelho auditivo para idosos

Entender qual é a importância do aparelho auditivo para os idosos é essencial para todos que desejam ter mais qualidade de vida, ou oferecer mais qualidade de vida para aqueles que amam.

De acordo com o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos, mais de 37,7 milhões de pessoas no Brasil têm mais de 60 anos e mais de 18% desta população ainda está ativa no mercado de trabalho!

Esta mudança de perfil nessa faixa etária pode ser percebida também na busca da reabilitação auditiva de maior qualidade.

Ao usar recursos auditivos, é possível melhorar o convívio social, aumentar a qualidade de vida e melhorar a saúde mental de forma geral.

Continue lendo para saber mais e entenda a importância do aparelho auditivo para idosos.

Qual a importância do aparelho auditivo para idosos?

No Brasil, temos atualmente 59 milhões de brasileiros com mais de 50 anos. A estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística é que, até 2050, teremos mais de 98 milhões de brasileiros acima dessa idade.

As projeções ainda indicam que até 2060 o número de idosos (acima dos 60 anos) chegará a 32% dos brasileiros.

Com relação à perda auditiva, um estudo realizado pelo Instituto Locomotiva e a Semana da Acessibilidade Surda indica que dois em cada três brasileiros com deficiência auditiva relatam dificuldades nas atividades do cotidiano, divertindo-se menos e tendo menos chances no mercado de trabalho.

Muitos dizem não ter as mesmas oportunidades educacionais que os ouvintes têm.

E os problemas vão além disso, podendo haver:

  • isolamento social,
  • desgaste dos relacionamentos,
  • maior risco de demências, como o Mal de Alzheimer.

Por isso, quando falamos em perda auditiva na terceira idade, precisamos entender a realidade dos dois mundos citados acima, porque a deficiência auditiva pode ocorrer com maior incidência neste público e agravar-se com o passar dos anos nos casos pré-existentes!

Dessa forma, o aparelho auditivo para idosos é uma forma de combater a perda auditiva e oferecer diversos benefícios para o usuário.

Benefícios do uso do aparelho auditivo para idosos

O uso do aparelho auditivo é indicado para todos os pacientes que estão em reabilitação auditiva, visando restabelecer os padrões auditivos, promovendo acesso aos sons do dia a dia e trazendo uma melhora significativa à comunicação.

Na maioria dos casos, assim que a perda de audição é identificada, a prótese auditiva é indicada para dar início a este processo de reabilitação. Apesar de amplificar e modificar os estímulos acústicos de acordo com as necessidades de cada pessoa, resgatando a percepção dos sons do ambiente e da fala, os aparelhos auditivos não modificam diretamente o cérebro ou o comportamento do usuário.

Nesse caso, é indicado a terapia de treinamento auditivo, que ocorre com o auxílio de um fonoaudiólogo. Esse profissional dá direcionamento para que o cérebro do paciente reaprenda a ouvir nessa nova condição usando os aparelhos.

Confira os principais benefícios de optar por esse tratamento.

Aumenta a qualidade de vida

O aparelho auditivo para idosos contribui para melhoria da qualidade de vida, devolvendo aos seus usuários o prazer de participar das conversas novamente, seja no trabalho, em encontros de família ou com os amigos.

Além disso, ainda traz mais segurança, já que o idoso consegue escutar tudo que o cerca, o que evita acidentes ou outros problemas.

Outros benefícios são:

  • resgate da autoestima,
  • reintegração familiar e entre amigos,
  • possibilidade de ouvir sons da natureza, ouvir músicas e risadas, trazendo mais alegria.

Veja o vídeo abaixo e conheça a história de Mariangela, que teve sua vida transformada com o uso dos aparelhos auditivos.

Reduz doenças relacionadas a perda auditiva

A surdez na terceira idade, também chamada de presbiacusia, é irreversível e não há como impedir que este processo aconteça.

Mas isso não quer dizer que não é possível adiar o problema e contorná-lo para ter mais qualidade de vida durante o envelhecimento.

Ao usar um aparelho auditivo para idosos, desacelera-se a presbiacusia, reduzem-se outras doenças relacionadas a perda auditiva e incentiva-se a saúde auditiva.

Melhora a saúde mental

Desde 2016 estudos são realizados mostrando a alta incidência de demências, como o Alzheimer, por conta da privação auditiva.

A estimulação que o tratamento adequado às perdas auditivas realiza faz com que as chances de desenvolver estes problemas seja igual à de pessoas com audição normal.

Mas pessoas com perdas não tratadas de forma adequada apresentam três vezes mais chances de desenvolver demências.

Quer saber ainda mais sobre o aparelho auditivo para idosos? Entre em contato conosco ou continue no nosso blog e veja quais são os tipos existentes.

Veja agora outros posts que podem lhe interessar

Compartilhe este post

Whatsapp
Close Popup

Nós utilizamos cookies para melhorar sua experiência nesse site. Ao continuar sua navegação em nossas páginas, você está concordando com nossa política de privacidade.

Close Popup