Surdos unilaterais: entenda como acessar os seus direitos

A lei que deu os direitos como PCD aos surdos unilaterais

A partir da promulgação da Lei 14.768, em dezembro de 2023, os surdos unilaterais passaram a ter acesso a diversos direitos garantidos às pessoas com deficiência (PCDs).

Trata-se de um marco de grande relevância para as pessoas com deficiência auditiva, que passam a contar com maior suporte legal em relação a direitos trabalhistas e previdenciários.

No entanto, para poder usufruir dessas garantias, informar-se é fundamental. Por esse motivo, preparamos esse conteúdo com todas as informações de que você precisa em relação ao assunto.

Continue a leitura e entenda como a criação dessa lei traz benefícios para os surdos unilaterais!

 

Conheça a Lei 14.768/2023 e o que muda para os surdos unilaterais

A partir da criação da Lei nº 14.768/2023, os surdos unilaterais passaram a ser reconhecidos enquanto PCDs.

O objetivo da lei, segundo o documento, é definir a deficiência auditiva e estabelecer um valor referencial para a mesma. Dessa forma, uma das suas disposições é que essa condição passa a ser determinada, também, a partir de instrumentos como o Estatuto da Pessoa com Deficiência.

Os surdos unilaterais são incluídos logo no Art. 1, segundo o qual: “Considera-se deficiência auditiva a limitação de longo prazo da audição, unilateral total ou bilateral parcial ou total, a qual, em interação com uma ou mais barreiras, obstrui a participação plena e efetiva da pessoa na sociedade, em igualdade de condições com as demais pessoas”.

Os três pontos elencados (a determinação de limitação auditiva a longo prazo, o reconhecimento da perda auditiva unilateral e a consideração de aspectos biopsicossociais) são essenciais para a delimitação desse grupo e também para a compreensão dos desafios enfrentados por ele.

 

Os principais direitos garantidos pela Lei 14.768/2023

Em relação aos direitos garantidos aos surdos unilaterais por meio desse dispositivo legal, podemos mencionar tanto os direitos trabalhistas quanto os previdenciários.

No primeiro grupo, podemos mencionar:

  • igualdade de oportunidades de emprego: pessoas com deficiência auditiva unilateral também deverão ser consideradas nas cotas para PCDs, tanto nos processos seletivos de empresas quanto em concursos públicos,
  • adaptações no local de trabalho: de modo a garantir a inclusão efetiva no ambiente profissional, a legislação determina a obrigatoriedade das adaptações necessárias para PCDs,
  • proteção contra discriminação: agora, torna-se mais eficiente a busca por reparação e proteção legal no que se refere as situações de discriminação no ambiente de trabalho,
  • oportunidades de desenvolvimento e treinamento: de modo a garantir oportunidades de carreira, as empresas devem contribuir com o crescimento profissional do indivíduo com deficiência por meio de treinamentos e capacitações.

Já em relação aos direitos previdenciários, podemos destacar:

  • Benefício de Prestação Continuada, da Lei Orgânica da Assistência Social (BPC/LOAS): garantia de um salário mínimo por mês a PCDs de qualquer idade,
  • auxílio-inclusão: pagamento no valor de meio salário mínimo, destinado ao indivíduo que já recebe o BPC e que ingressa no mercado de trabalho,
  • aposentadoria por idade para PCD: homens que pertencem ao grupo podem se aposentar com 60 anos, enquanto as mulheres passam a ter direito aos 55, sendo necessário apresentar 15 anos de contribuição em ambos os casos,
  • aposentadoria por tempo de contribuição para PCD: de acordo com a gravidade da deficiência, é possível reduzir alguns anos do tempo de contribuição. Para saber mais sobre esse direito previdenciário, leia nosso post sobre aposentadoria por deficiência auditiva.

 

Surdos unilaterais: entenda como acessar os seus direitos

O primeiro passo para que os surdos unilaterais tenham acesso aos seus direitos é a busca por informações sobre o assunto.

Agora que você já cumpriu essa etapa, o próximo passo será obter o laudo médico, comprovando a deficiência auditiva unilateral total, com limitação a longo prazo.

Em seguida, será necessário atualizar o seu documento de identidade, pedindo a segunda via do RG, que deve conter a observação de PCD.

Para acessar os direitos previdenciários, será preciso fazer as solicitações junto ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Caso algum desses direitos seja negado, é fundamental que o indivíduo solicite o auxílio de um advogado especializado.

Agora que você já tem as informações de que precisa sobre esse assunto, continue por aqui e conheça a importância do aparelho auditivo para idosos!

Veja agora outros posts que podem lhe interessar

Compartilhe este post

Whatsapp
Close Popup

Nós utilizamos cookies para melhorar sua experiência nesse site. Ao continuar sua navegação em nossas páginas, você está concordando com nossa política de privacidade.

Close Popup